Francisco Chaves

Francisco Chaves

Software Developer.
Chatbot Developer.

© 2024

Modo escuro

Como Bloquear sites indesejáveis no Linux

Logo

Olá pessoal, hoje vamos aprender como bloquear acessos a sites indesejáveis utilizando um recurso nativo do Linux.

Os sistemas operacionais que utilizam o Linux possui um arquivo de configuração com o nome hosts, que possibilita relacionar endereços IP a hostnames. Assim podemos evitar acessos a domínios que possam contém conteúdos maliciosos, melhorando nossa segurança local.

Para aplicar o bloqueio, vamos precisar do nome do domínio a ser bloqueado e relaciona-lo a um IP inexistente (0.0.0.0).

Inicialmente realize uma cópia do arquivo, é um boa prática:

sudo cp /etc/hosts /etc/hosts.bkp

Abra o arquivo com o editor nano ou outro editor de sua escolha:

sudo nano /etc/hosts

Como exemplo, vamos realizar o bloqueio do Google e do Facebook, adicione as duas linhas abaixo no final do arquivo hosts:

0.0.0.0 www.google.com
0.0.0.0 www.facebook.com

Salve o arquivo com as teclas Ctrl + O e feche o editor com as teclas Ctrl + X.

Agora para verificar se está funcionando a nossa configuração, reinicie o navegador e tente realizar o acesso ao site do Google ou Facebook. Podemos observar que o acesso não é permitido, mas se quisermos voltar o acesso, basta retirar a linha com o domínio que deseja e reiniciar o navegador.

No GitHub tem um repositório StevenBlack/hosts que é um gerador de arquivo hosts, que possui várias listas de sites maliciosos para aplicar os bloqueios de acessos.

Referências

HOSTS (ARQUIVO). In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2020. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Hosts_(arquivo)&oldid=59749617. Acesso em: 22 dez. 2020

COMO CONFIGURAR O ARQUIVO HOSTS - AJUDA LOCAWEB. Ajuda Locaweb. Disponível em: https://ajuda.locaweb.com.br/wiki/configurar-o-arquivo-etc-host/. Acesso em: 22 dez. 2020.

BLOQUEIE SITES no Linux (SEM PROGRAMAS). 24 ago. 2020. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SH7RoalsjdQ. Acesso em: 22 dez. 2020.

#Compartilhe

Recomendado para você