Francisco Chaves

Francisco Chaves

Software Developer. Entusiasta Linux.

© 2021

Modo escuro

Hipotenusa de um triângulo retângulo em Python

logo

Olá pessoal, hoje vamos aprender como utilizar a linguagem Python em conjunto com o teorema de Pitágoras, para descobrir a hipotenusa de um triângulo retângulo.

A fórmula é conforme abaixo, onde é apresentada o teorema de Pitágoras que faz a afirmação para todo triângulo retângulo, a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa:

a² = b² + c²

Antes de prosseguir precisamos entender que um triângulo retângulo possui um ângulo reto e a hipotenusa é sempre oposto a esse angulo de 90 graus.

Triângulo retângulo

Para exemplificar melhor, imagine que temos que esticar uma corda em uma árvore até o chão. As únicas informações que temos é que está marcado na árvore o local com 3 metros e a distancia da árvore até o local no chão é 4 metros, qual seria o tamanho da corda?

Execício proposto

Podemos perceber que já temos os valores dos catetos, que seria 3 e 4, mas como obter o valor da hipotenusa? Para isso vamos criar um script em Python para nós ajudar à resolver o problema.

Execício proposto

Crie um arquivo com o nome hipotenusa.py, estarei utilizando a IDE PyCharm:

Crie arquivo Script Python

Adicione o código abaixo:

Código Script Python

co = float(input('Entre com o valor do cateto oposto: '))
ca = float(input('Entre com o valor do cateto adjacente: '))

hipotenusa = (ca ** 2 + co ** 2) ** (1/2)

print("\n**************************\n")

print("O valor da hipotenusa é: {}".format(hipotenusa))

Execute o script e observe o resultado:

Resultado da execução do Script

Podemos observar que o resultado foi 5, então agora sabemos que precisamos de 5 metros de corda para resolver o problema, valeu pessoal 😎✌!

Referências

SILVA, Luiz Paulo Moreira. “Aplicações do Teorema de Pitágoras “; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/aplicacoes-teorema-pitagoras.htm. Acesso em 19 de janeiro de 2021.

Teorema de Pitágoras - Professora Angela. Professora Angela Matemática. YOUTUBE. 11 nov. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PGPRh4JBIsg. Acesso em 19 de janeiro de 2021.

#Compartilhe

Recomendado para você