Francisco Chaves

Francisco Chaves

Software Developer.
Chatbot Developer.

© 2024

Modo escuro

Converte posts do Blogger para Markdown

Logo

Olá pessoal, estou realizando a mudança do blog, que estava hospedado na plataforma Blogger, para utilizar o Jekyll (gerador de sites estático) que utilizar arquivos markdown para construção das páginas web. Então irei mostrar como realizei a conversão dos post do Blogger para markdown.

Inicialmente, acesse a página inicial do Blogger e realize o login.

Tela criar conta ou login do Blogger

Na área de administração do Blogger, procure por Configurações > Gerenciar blog e clique em Fazer backup do conteúdo para realizar o download das suas postagens.

Backup conteúdo do Blogger

Agora vamos conhecer a ferramenta Blogger to Markdown que vai realizar o processo de conversão do arquivo xml gerado para markdown. Acesse o GitHub blog2md e faça o download ou clone o repositório.

Blogger to Markdown download

Se realizou o download no formato zip, descompacte e adicione o arquivo xml do blogger na pasta. Entre na pasta e execute o comando a seguir para instalar as dependências do projeto. Caso não tenha o Node.js ferramenta exigida para realizar os procedimento a seguir, acesse este link para instalá-lo:

npm install

Para iniciar a conversão utilize o comando a seguir alterando nome do arquivo de backup xml :

node index.js b your-blogger-backup-export.xml out

Uma diretório com o nome out será criado com os arquivos dos posts em markdown, será necessário fazer alguns ajustes, mas o trabalho inicial de conversão já foi feito, e poupando muito tempo.

Referências

Palaniraja/blog2md. GITHUB. Disponível em: https://github.com/palaniraja/blog2md. Acesso em: 18 jul. 2020.

#Compartilhe

Recomendado para você